sábado, dezembro 03, 2005

Fotografia

Para mim demorou. Tem gente que entende como se fosse ontem. Mas para mim demorou. Ex namorado foi substantivo indefinido, incabível no meu dicionário, durante um tempo. Explicar para mim mesma, que um dia tudo aquilo que podia ser não foi, foi uma tragetória, um caminho árduo e dolorido que questionei durante muito tempo. Porque o amor consome. E quando acaba, de repente sem muita explicação, é dificl concluir, tocar a vida, entender. Principalmente quando se precisa de um ponto final para começar o próximo parágrafo. E o paragrafo não termina com um substantivo indefinido. Amar verbo intransitivo.
Fiquei muito tempo rodando em circulos tentando atribuir um sentido a esse substantivo "ex namorado"... Porque o cara não é seu amigo, não é seu amor, não é nada, mas um dia pode ter sido tudo. É uma fotografia. Conversando com uma amiga, voltando de uma pizza com tricô,chegamos à essa conclusão. Na nossa prolixa e nova gramática: ex namorado é uma fotografia.
Entendi isso num olhar. Depois de muito tempo quando o encontrei com um copo de suco de maracujá. As palavras não faltavam. Só não havia mais o que dizer. Não senti raiva ou gratidão do passado. Não senti saudades ou nostalgia.Experimentei a sensação de dar um outro significado, traduzir dentro de mim uma outra sintonia. Simplesmente soube que ele existia, jamais se apagaria, faria parte eternamente da minha história e de mim. Uma fotografia. Dessas que guardam tantos momentos resumidos em muitas cores. Cores que não mais significam, mas de certa forma sempre existirão. Quando não existe mais a indiferença, nem a raiva, nem o amor, nem o carinho, nem o sonho, nem a vontade de estar junto. É só mais uma pessoa ali estatica na sua frente, sobrevem uma tranquilidade. Tranqulidade de que o amor acaba e a gente sobrevive.

Nenhum comentário: