sexta-feira, março 03, 2006

Como matar um escorpião (ou um escorpiano)

Não sei se a natureza é sábia ou irônica. Mas fato é, que no caso do escorpião esta sabedoria ou ironia desafia a lógica das coisas. Senão vejamos. O escorpião é um bichinho bastante pretencioso. Isto porque, ciente daquela enorme pinça presente em sua bunda, ele usa e abusa do veneno letal e poderoso que tem. Não só quando pica, mas principalmente quando ameaça.
Isto faz com que o bicho se ache imponente diante de todas as coisas. Ninguém mexe com um escorpião... E nada mais óbvio, afinal, quem confiaria em alguém que tem o seu maior trunfo, logo ali no rabo?! Típico de escorpianos, que carregam suas armas, também, nas costas.
Mas esse bicho que de tão pretencioso, ficou vaidoso demais, não soube que a natureza lhe guardou uma boa peça. Que faz, na verdade, uma ótima analogia para os devaneios da vaidade.
Então, esse bichinho poderoso e pretencioso, cheio de si, que chega a ter o ego maior do que pode carregar, prova um pouco do seu veneno logo que vê fogo.
Não se sabe ao certo a explicação, mas para matar um escorpião o que se deve fazer é colocá-lo no meio de uma roda de fogo. Acuado, o bicho não suporta a impotência, coisas típicas de quem tem muita vaidade e ego, e prefere provar do seu veneno letal a se ver literalmente queimado. E morre assim, com a sina de covarde. Como um suicida que não enfrenta os problemas da vida. Como alguém que adora o papel de vítima mas não suporta a idéia das pessoas lhe dizerem isso.
Triste sina que a gente vê por aí, reservada a essas pessoas que têm o ego na lua e acabam muitas vezes sendo bastante covardes.
O bicho do teu signo é o escorpião. O elemento do meu signo é o fogo. Tinhamos armas poderosas em nossas palavras. Por óbvio, um entrave escrito nas estrelas. Uma bela briga financiada pelo zodíaco. Mas eu quis colocar fogo, só para provocar o tamanho do teu ego. Chamei-te vítima, só para sentir sua pretensão. Entendi que seu veneno era letal e mataria qualquer sombra de saudade, de boas lembranças. Mas não imaginei que assistiria a sua covardia, assim, de camarote.

13 comentários:

Rafael Pieroni disse...

Helga! Que surpresa em ler seus textos. Gostei, principalmente, daquele em que trata da cidade de São Paulo! Beijos!

Helga disse...

Rafa, não sei se te conheço pessoalmente, mas agradeço a visita. Pode comentar, o blog é para isso! E escrever para mim é uma paixão! Seja bem vinda!

giih sperançolo ; disse...

Parabens , voce escreve muito bem e deveria ate ser uma colunista de algum jornal ou revista , mas coisas inteligentes e nao fofocas !
Apesar de discordar de algumas coisas , eu acho que voce esta falando do animal em si , e nao do signo rsrs ou deve estar nao sei .
Sou uma escorpiana apaixonada por meu signo e por esse bicho que pequeno mas dominante acho que combina com meu 1.52 de altura e genio de cao rsrs.
E pra compensar meu ascendente e escorpiao ai ai ai . Hahahaha parabens de verdade e se voce for de signo de fogo parabens mais uma vez mostra que alem de inteligente nasceu em hora certa !

Um grande bjo e espero sempre visitar seu blog.

PS. desculpe os erros de acentuaçao ja que meu teclado esta todo errado !.

Giedre Sperançolo

Unknown disse...

Bastante interessante seu texto. Quem vc diria ser a pessoa mais vaidosa do mundo (sem limites de tempo e espaço)?
E detesto ser o pedante, mas escorpiões não se matam.

Anônimo disse...

Escorpiões não se matam e o certo é pretenSioso. Com S.

Anônimo disse...

desculpe-me, mas tenho que dizer: BESTEIRA!!!
o escorpião nao se mata numa roda de fogo... isso é 'lenda'!!! como explicado pelo CCZ de BH: "Ao contrário do que as pessoas acreditam, o escorpião não se suicida quando preso entre o fogo, o que realmente acontece é que ele se desidrata e na agonia da morte dá a imprensão que se ferroa."

Helga disse...

Para os leitores desavisados, isso é um blog literario e não um arquivo de pesquisa do discovery chanel falando sobre a morte dos escorpiões... Obrigada.

Ba´h disse...

Querida acho que vc está realmente precisando ver Discovery Chanel !
Seu texto foi formulado com base no suposto suicídio do escorpião não é ?
Então que sentido tem o seu texto já que foi comprovado que os escorpiões não se matam ?
E só pra lembrar convivo com vários escorpianos e uma coisa que nenhum deles são é covarde , muito pelo contrário , se querem algo fazem o possível e o impossível para conseguir. E acho que você está confundindo egocentrismo com auto-confiança, uma coisa é bem diferente da outra.

PS: A fama de ego inflado geralmente é atribuída aos signos de fogo,logo vc deve ser uma suja falando do mal lavado.

PS2: Não julgue de um modo geral pessoas do signo de escorpião com base no que vc viveu com um só escorpiano !

Helga disse...

Querida Ba'h,

A maior alegria de um escritor é ser lido. E isso supera qualquer crítica. Obrigada por partilhar seu ponto de vista! Continuarei a matar escorpiões com fogo. Vale a metáfora, que nunca é baseada em verdades absoluta. Venha me visitar quando quiser!

Bj

Unknown disse...

Gostei do texto, apesar de que a analogia que vc fez com o escorpião se matar não tem muito a ver com a realidade... O escorpião não se mata, mesmo porque ele é imune ao próprio veneno... Gostei da criatividade!

Anônimo disse...

Eu achei legal,apesar de eu não saber muita coisa sobre esse bicho,mas sei do signo , eu também sou de um signo do elemento fogo (sagitário)
e esse signo de escorpião é o meu maior inimigo , eu acho assim,que essas pessoas ai que comentaram algumas estão erradas,por que eu convivo com muitas pessoas do signo de escorpião ,e é verdade,falam que eles são traiçoeiros,mas eles são assim só com quem mexeu,e eles se vingam mesmo,e não se esquecem das coisas fácil,eu sou sagitariana e detesto o signo de escorpião,já fui traída muitas vezes por ''amigas'' de escorpião ,são falsas .

Anônimo disse...

e taí que você se lasca toda, a gente só morre quando a gente quer.

um beijo,

Ass: Escorpiana

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, recuei porque até parece que você conhece um, rs